Trate a sua alimentação como um ritual sagrado! Sua saúde agradece

Não é novidade que os tempos modernos mudaram nossa percepção sobre as atividades rotineiras. Em uma época em que todo mundo divide o mesmo espírito imediatista, é um desafio diário desacelerar e prestar atenção em assuntos importantes para a nossa vida. No meio dessa correria toda, até mesmo nossa saúde pode passar despercebida e ser […]

5 de julho de 2019

Não é novidade que os tempos modernos mudaram nossa percepção sobre as atividades rotineiras. Em uma época em que todo mundo divide o mesmo espírito imediatista, é um desafio diário desacelerar e prestar atenção em assuntos importantes para a nossa vida. No meio dessa correria toda, até mesmo nossa saúde pode passar despercebida e ser deixada de lado. Notar o problema é o primeiro passo para que ele seja resolvido.

Faça um exercício simples de mindfulness (estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente) sobre um dia da sua rotina. A cada ação, reserve alguns minutos para pensar a maneira que você executa ela. Se faz de forma consciente ou no “piloto automático”, se presta atenção nos detalhes ou não.

Agora direcione esse exercício para a sua alimentação. No almoço, por exemplo, pense se você come de forma rápida ou devagar e lembre-se que “comer correndo” não é um hábito muito saudável, mesmo se seus arredores o pressione para isso. Lembre-se também que o correto é mastigar o alimento pelo menos 30 vezes antes de engoli-lo. Esses detalhes parecem superficiais mas podem fazer maravilhas para a sua saúde, inclusive ajudando na perda de peso se esse for o seu objetivo. 

Outra ocasião extremamente importante onde esses exercícios podem ser aplicados é na escolha do que você come. Análise a cada refeição se está fazendo escolhas saudáveis. Ouça também os sinais do seu corpo! Comeu algo que não desceu bem? Sensação de inchaço, empachamento ou gases? Talvez seja a hora de consultar seu médico e conhecer Digeliv.