Você sabe o que são carboidratos fermentáveis? De forma simples, carboidrato fermentável é um tipo de açúcar que pode ser encontrado em diversos alimentos, entre eles:
– Cereais
Arroz, aveia, trigo, milho, etc.
– Frutas
Banana, damasco, laranja, maçã, uva, etc.
– Vegetais
Batata, brócolis, couve, cebola, etc.
– Frutas oleaginosas
Amendoim, castanhas, nozes, pinhão, etc.
– Legumes
Feijão, ervilha, beterraba, lentilha, etc.
A Rafinose é um carboidrato fermentável e, para ser digerida no organismo, ela precisa ser reduzida a monossacarídeos, ou seja, carboidratos simples e de fácil absorção. Algumas pessoas têm dificuldade nesse processo. Nesses casos, a Rafinose não é completamente digerida e fica acumulada no intestino. Lá, os micro-organismos promovem sua fermentação, o que pode causar inchaços, gases e desconfortos abdominais.
Para não ter esse tipo de desconforto, uma opção é fazer a reposição da enzima Alfa Galactosidase. Essa enzima atua na quebra da Rafinose presente em carboidratos fermentáveis, quebrando os açúcares complexos em açúcares simples, evitando a fermentação destes alimentos e auxiliando na sua digestão.
Como essa enzima deve ser consumida? É simples, basta adicionar o conteúdo de 1 ou 2 sachês de Digeliv aos alimentos antes de consumi-los ou conforme a orientação do médico e/ou nutricionista. Dessa forma, você aproveita os alimentos que ama sem preocupações.
Fontes: 1. Prospecto do produto Digeliv. / 2. ABCFarma agosto/2017.