Receita para todos: Falafel

O bolinho de grão-de-bico é multiuso e agrada todos os paladares. Pode ser servido como petisco, com molho de tahine, como prato principal, com homus e salada. E vai até no recheio do sanduíche. Não é demais? Escolhemos uma receita simples, rápida e prática de como preparar. Confira Ingredientes 1 ¼ de xícara (chá) de […]

17 de setembro de 2019

O bolinho de grão-de-bico é multiuso e agrada todos os paladares. Pode ser servido como petisco, com molho de tahine, como prato principal, com homus e salada. E vai até no recheio do sanduíche. Não é demais?
Escolhemos uma receita simples, rápida e prática de como preparar. Confira

Ingredientes
1 ¼ de xícara (chá) de grão-de-bico seco (250 g)
½ cebola
¼ de xícara (chá) de folhas de salsinha (cerca de 8 ramos)
¼ de xícara (chá) de folhas de coentro (cerca de 8 ramos)
1 dente de alho
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de pimenta síria
¼ de colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de semente de coentro
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio em pó
½ colher (sopa) de farinha de trigo
noz-moscada ralada na hora a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
500 ml de óleo para fritar
Modo de preparo

Numa tigela grande, coloque os grãos-de-bico, cubra com bastante água e deixe de molho por 24 horas. Passe os grãos-de-bico demolhados por uma peneira e deixe escorrer bem a água. Abra um pano de prato limpo sobre a bancada e seque bem os grãos-de-bico – é importante que os grãos estejam bem sequinhos para não umedecer a massa, evitando que os bolinhos quebrem ao fritar. Descasque e corte a cebola em 4 pedaços.

Descasque o dente de alho. Lave e seque bem a salsinha e o coentro. No processador, coloque a cebola, o alho, a salsinha e o coentro. Processe por 1 minuto, para triturar bem. Junte metade do grão de bico, o sal e as especiarias e bata bem por 5 minutos, até formar uma pasta – na metade do tempo, pare de bater e misture com uma espátula para que tudo fique bem misturado.

Adicione a outra metade do grão-de-bico, e bata novamente por 1 minuto – a ideia é que os grãos sejam processados mas ainda tenham pedacinhos.
Coloque o óleo numa panela de borda alta e leve ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha. Transfira a massa de falafel para uma tigela, junte o bicarbonato, a farinha de trigo e misture bem.

Para modelar cada falafel, utilize uma colher de sopa medidora: pressione uma porção de massa na colher, apertando bem para deixar a massa compacta e nivelar; aproxime do óleo e, com a ponta de uma colherinha, transfira o bolinho para o óleo quente. Abaixe o fogo e coloque até 5 bolinhos de uma vez. Deixe fritar por cerca de 1 minuto e meio até dourar, mexendo de vez em quando com uma escumadeira. Atenção: se o óleo estiver muito quente os bolinhos queimam por fora e ficam crus por dentro.

Com a escumadeira, transfira os bolinhos fritos para a travessa com papel toalha e repita com o restante da massa.
Agora, é só aproveitar sua receita sem se esquecer do Digeliv, auxiliando na digestão e reduzindo desconfortos abdominais.