FODMAPs e sua relação com a saúde intestinal

Você já deve ter ouvido falar em FODMAPs, certo? Principalmente nos desconfortos e dores que a ingestão desses alimentos causam em algumas pessoas!

5 de abril de 2019

Os FODMAPS são os carboidratos fermentáveis, conhecidos por causarem problemas gastrointestinais como inchaço abdominal, flatulência (gases), diarréia e distúrbios funcionais do intestino, como a Síndrome do Cólon Irritável. Por isso, durante a digestão, quando chegam no intestino, os FODMAPs são rapidamente fermentados pelas bactérias do órgão, produzindo gases.

O aumento de fluido e gás distende o intestino, o que pode causar a sensação de inchaço, dor ou desconforto abdominal. Isso pode afetar a forma como os músculos da sua parede se contraem e ocasionar problemas como diarreia ou até mesmo constipação (retardo da evacuação).

Portanto, é importante perceber que a má absorção de FODMAPs ocorre em mesma medida nas pessoas saudáveis, porque é um fenômeno normal. No entanto, quem sofre com síndrome do intestino irritável percebe os sintomas imediatamente. As razões para isso podem incluir:

  1. A maneira como os músculos do intestino respondem à distensão;
  2. O intestino ser “hipersensível” a alterações no ambiente intestinal e a interações com o sistema nervoso e o sistema imunológico no trato digestivo;
  3. O tipo de bactéria no intestino.

Digeliv é a enzima Alfa Galactosidase em pó, que realiza a quebra dos carboidratos fermentáveis, auxiliando sua digestão. Dessa forma, ajuda a reduzir possíveis desconfortos causados pela ingestão destes alimentos.