Farelo de aveia: o queridinho do público fitness

Você já deve ter visto diversas receitas saudáveis que levam farelo de aveia, certo? E não é à toa, esse alimento é super versátil e traz uma série de benefícios para a saúde! Descubra as vantagens de aderir o farelo de aveia à sua dieta.

7 de março de 2019

Atualmente o farelo de aveia virou um dos queridinhos do público fitness. Ele é usado para complementar uma dieta saudável, manter o peso ou ajudar no emagrecimento.

Seja qual for seu objetivo, é importante ter em mente algumas coisas a respeito desse alimento. Por exemplo, como ele funciona, quais são seus benefícios e a melhor forma de consumi-lo.

Por que é bom?

O farelo de aveia é rico em proteínas, carboidratos, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas do complexo B e E. No entanto, seu nutriente mais importante é a fibra beta-glucana. Ela é um tipo de fibra solúvel que tem a propriedade de criar um gel no intestino. Portanto, reduz a atividade de enzimas digestivas, auxilia a digestão, protege o sistema imunológico e garante o bom funcionamento do organismo.

Vantagens de aderir o farelo de aveia à dieta

  • Sensação de saciedade: As fibras beta-glucanas, em abundância no farelo de aveia, fazem com que o corpo absorva os nutrientes mais lentamente. Com isso, a pessoa fica saciada por mais tempo, sendo assim ajudando no emagrecimento.
  • Proteção do sistema imunológico: Os ácidos graxos (gorduras boas) impedem que micro-organismos ruins presentes no intestino invadam a corrente sanguínea. Além disso, as fibras beta-glucanas ajudam o sistema imunológico a reagir a infecções causadas por algumas bactérias.
  • Regula o intestino: As fibras beta-glucanas estimulam a flora intestinal. Por isso a ação auxilia tanto o sistema digestivo como o imunológico.
  • Reduz os níveis de colesterol ruim: O consumo do farelo de aveia ajuda a reduzir a taxa do colesterol LDL, o “colesterol ruim”. Os altos níveis de LDL são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ainda mais, o farelo colabora para o aumento dos níveis do HDL, o “colesterol bom”.
  • Ajuda a prevenir diabetes: Ao retardar a absorção de nutrientes, as fibras beta-glucanas fazem com que a glicose também seja absorvida mais lentamente pelo organismo. Dessa forma, com menos glicose no sangue o pâncreas produz menos insulina.

Como consumir

É indicado o consumo de 15 a 30 gramas por dia – o que equivale a 1 ou 2 colheres de sopa. Juntamente com o consumo de água para obter os benefícios das fibras e evitar constipação.

Então se você está pensando em adicionar o farelo de aveia na sua dieta, não esqueça de usar Digeliv! A enzima Alfa Galactosidase auxilia na digestão dos carboidratos fermentáveis presentes na aveia, reduzindo a sensação de desconforto!

Fonte: Jasmine Alimentos