Entenda o que são FODMAPs

12 de novembro de 2018

Você já ouviu falar em FODMAPs? É uma classificação que separa todos os carboidratos complexos.

FO (oligossacarídeos – os carboidratos fermentáveis)

D (lactose)

M (frutose)

P (açúcares sintéticos como Aspartame)

Essa classificação, inicialmente, foi feita para que as pessoas conseguissem saber quais classes dos carboidratos são mais difíceis de digerir, pois algumas pessoas podem ter mais sensibilidade a um grupo do que a outro.

E por que os alimentos que estão dentro da classificação do FODMAP ou carboidratos fermentáveis causam desconforto? A explicação é simples: como esses carboidratos ficam mais tempo no trato intestinal, eles acabam sendo fermentados pelas bactérias em nosso intestino, e os efeitos da fermentação são distensão abdominal, flatulência e em alguns casos até cólica.

Alguns alimentos são mais populares pelo acúmulo de gases como feijão e repolho. Entretanto existem outros alimentos, principalmente vegetais, que também podem causar desconforto abdominal. Os 4 mais conhecidos são: brócolis, repolho, couve e couve-flor. Porém, ingerimos constantemente muitos outros, como grão-de-bico, lentilha, nozes, amendoins e milho que se encaixam no grupo dos oligossacarídeos. Já banana, damasco, uva e abacate, por exemplo, se encaixam no grupo da frutas, além dos leites de origem animal e queijos ou cremes à base de leite, que pertencem ao grupo da lactose.  

Digeliv é a enzima Alfa Galactosidase em pó, que auxilia na quebra dos carboidratos fermentáveis não digeríveis. A enzima quebra os açúcares complexos em açúcares simples, evitando a fermentação destes alimentos e ajudando na sua digestão. Assim, ele auxilia a reduzir sensação de estufamento, dores e inchaços abdominais.

 

Fonte: FBG