Entenda a importância dos grãos na alimentação

22 de novembro de 2018

Ao comer, muitas vezes não entendemos a importância de certos alimentos para o funcionamento do nosso corpo, e a influência direta que comidas ricas em nutrientes têm no bem estar do dia a dia. Uma das mais importantes dessas categorias alimentares são os grãos, pelos motivos que vamos discutir a seguir.

Antes de explicar, é importante saber que “grãos” é a classe alimentar que inclui pães, massas, aveia e cereais, por exemplo. Eles são fonte de fibras, vitaminas B e também de minerais, e cada um desses nutrientes contribui para o melhor desempenho de partes do nosso organismo.

 

Fibras

As fibras, por exemplo, reduzem níveis de colesterol no sangue e também diminuem o risco de doenças cardíacas, obesidade e diabetes tipo 2. Comidas com uma grande quantidade de fibras também são interessantes caso você esteja pensando em fazer uma dieta, já que elas geram saciedade ao mesmo tempo que têm menos calorias.

 

Vitaminas B

As vitaminas B, por sua vez, ajudam a manter seu metabolismo regulado, auxiliando o corpo a liberar energia de outros nutrientes, como proteínas, gordura e carboidratos. Alimentos com grãos refinados – como farinha e arroz branco – são os principais que contém essas vitaminas, que também colaboram com a saúde do seu sistema nervoso.

 

Ferro, magnésio e selênio

Já os minerais ferro, magnésio e selênio são importantes, respectivamente, para o controle de oxigênio no sangue, a extração de energia dos músculos e a proteção das células do nosso corpo contra oxidação. Além disso, a ingestão de grãos é uma das maiores fontes de ferro (não incluindo carne).

Depois de tanta informação, difícil não querer comer um prato inteiro de grãos na primeira oportunidade – mas algumas pessoas não conseguiriam isso nem caso quisessem. A ingestão de certos grãos é motivo de desconforto e dores por causa de um componente que não é propriamente digerido: os carboidratos fermentáveis. Felizmente, Digeliv atua diretamente sobre eles, facilitando a digestão e diminuindo quaisquer desconfortos. Assim você pode incluir os grãos na sua alimentação sem medo!

 

Fonte: ChooseMyPlate