Aprenda a cozinhar batata doce sem perder seus nutrientes

A batata doce é considerada um dos vegetais mais nutritivos que existem, mas infelizmente ao cozinhá-las acabamos perdendo nutrientes essenciais na água. Saiba como realizar o cozimento evitando a perda de nutrientes em nosso blog.

16 de maio de 2019

A batata doce é considerada um dos vegetais mais nutritivos que existem, além disso, pode ser encontrada facilmente em todas as épocas do ano.

Como a batata doce ajuda em nossa saúde:
1- Auxilia no ganho de massa muscular;

2- Ajuda a perder peso;

3- É um grande antioxidante;

4- Beneficia na saúde da pele;

5- Regula os níveis de saúde da pele.

Mas como cozinhar a batata doce aproveitando todos os nutrientes?

Cozimento na água: É o método mais comum, porém é o que gera mais perda de nutrientes.

Para que isso não aconteça, a dica é não usar água em excesso e não deixar a batata cozinhando por muito tempo. Também é importante manter as cascas enquanto ela cozinha, para evitar que vitaminas e minerais se percam com o cozimento.

Como fazer: Coloque a batata inteira ou cortada ao meio, com casca, em uma panela. Adicione água apenas até as batatas estarem cobertas. Leve ao fogo médio por aproximadamente 15-30 minutos. Durante esse período, espete a batata com um garfo para ver se está macia e fácil de perfurar. Escorra a água e está pronta!

Cozimento a vapor: Neste caso, você vai precisar de uma panela a vapor ou de um suporte que possa ser colocado sobre uma panela com água fervente. Também é válido usar redes para fritar alimentos em imersão sobre panelas normais.

Como fazer: Coloque 1 litro de água para ferver. Corte a batata em pedaços pequenos e coloque-os no recipiente sobre a panela. Deixe por aproximadamente 20 minutos ou até que os pedaços fiquem macios, utilize um garfo para verificar. Agora, basta saborear.

Cozimento no forno: É considerado o método que mais preserva os nutrientes, sendo super fácil de preparar.

Como fazer: Fatie a batata doce da maneira que preferir. Mas faça isso imediatamente antes de levar ao forno, para que não haja perda de nutrientes. Asse por 20 minutos ou até elas ficarem douradas. Depois, é só servir da maneira que você preferir.

Cozimento na panela de pressão: É uma estratégia fácil e rápida para cozinhar a batata doce.

Como fazer: Antes de qualquer coisa, lembre-se de manter a casca. Se quiser uma textura mais firme, deixe cozinhar de 8 a 12 minutos após entrar na pressão. Para uma consistência mais macia, como a de um purê, calcule por volta dos 15 minutos.

Agora que você já sabe exatamente como preparar a batata doce sem perder os nutrientes, que tal adicioná-la em sua alimentação? E não precisa se preocupar com os carboidratos fermentáveis, Digeliv te ajuda a não ter incômodos abdominais!