5 Razões para incluir castanhas na dieta agora mesmo

18 de janeiro de 2019

Você sabia que as castanhas têm um importante papel na alimentação saudável? Ricas em proteínas, fibras e antioxidantes, elas entram para lista de alimentos que possuem uma excelente composição nutricional.

As principais castanhas consumidas em uma dieta balanceada são o amendoim, a castanha-do-pará, de caju, nozes e amêndoas. Cada uma tem seu próprio conjunto de nutrientes essenciais, sendo assim, quando consumidas juntas e com moderação, oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos naturalmente antioxidantes. Além disso, podemos incluir as gorduras monoinsaturadas ou as “gorduras boas”, conhecidas por suas propriedades cardioprotetoras, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Separamos 5 razões para você incluir as castanhas em sua dieta, agora mesmo!

 

  • Reduz o colesterol:

 

Estudos comprovam que o consumo de castanhas é responsável pela redução do mau colesterol (LDL). As castanhas têm baixo teor de gorduras saturadas e um elevado nível de gorduras insaturadas (as boas). Além disso, a presença de fitoesteróis (extratos vegetais muito eficazes na redução dos níveis de colesterol) e antioxidantes também garantem a redução do mau colesterol.

 

  • Previne doenças cardiovasculares:

 

O consumo de castanhas previne doenças cardiovasculares, pois em sua composição são ricas em compostos bioativos que possuem ações antioxidantes e anti-inflamatórias relacionadas à prevenção de doenças cardiovasculares.

 

  • Reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer:

 

As oleaginosas têm componentes de ação antiproliferativa, como gorduras insaturadas e compostos antioxidantes (vitamina E, quercetina, resveratrol e polifenóis) que ajudam a inibir a proliferação de células cancerosas.

 

  • Ajuda na memória, aprendizado e concentração:

 

As castanhas são ricas em vitamina E, selênio, magnésio e ômega-9 que agem no sistema nervoso, limpando as toxinas que levam a morte dos neurônios e contribuindo na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

 

  • Melhora o controle de peso e garante a sensação de saciedade:

 

Por conta da consistência mais dura (o que força maior tempo de mastigação) e a sua composição nutricional rica em gorduras insaturadas, fibras e proteínas, as castanhas são digeridas mais lentamente e estimulam a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade. Além disso, esse tipo de gordura é absorvido de maneira mais rápida pelo corpo, tendo um efeito direto no metabolismo o que pode contribuir para o controle de peso.

 

Depois de avaliar esses benefícios fica difícil não querer acrescentar as castanhas na sua dieta, sejam elas sozinhas como snacks para o lanche da tarde, como complemento na salada ou em barrinhas antes da academia. Infelizmente para algumas pessoas a ingestão de castanhas pode trazer um certo desconforto, gerado pela má digestão dos carboidratos fermentáveis presentes nesses alimentos. Porém, Digeliv, atua diretamente sobre eles facilitando a digestão e diminuindo quaisquer desconfortos.  Assim você pode aderir às castanhas na sua dieta e aproveitar todos os benefícios para sua saúde!

 

Fonte:  https://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/galeria/motivos-para-incluir-castanhas-na-alimentacao#